domingo, 28 de abril de 2013

Rangers vs Capitals: um pouco de história

Tudo deu certo nesse fim de temporada para o Rangers, o time conseguiu matar as chances do Devils, classificar para os playoffs e terminar no sexto lugar, o que faz com que no primeiro round nosso adversário seja o terceiro lugar. O terceiro lugar foi o Washington Capitals, que pelo terceiro playoff seguido cruza o caminho do Rangers.
Pela oitava vez o confronto ocorrerá, o Capitals leva vantagem, levando em conta os sete confrontos já disputados, por 4-3. Vamos conhecer um pouco do histórico desse duelo nos playoffs da NHL:

- Finais da divisão Patrick temporada 1985-86:
Após vencer os Flyers no primeiro round o Rangers encontrou com o Capitals nas finais da divisão Patrick, o Rangers venceu o primeiro jogo por 4-3, mas o Caps impôs um 8-1 e um 6-3 em sequencia. O Rangers reverteu a situação vencendo os três jogos seguintes por 6-5, 4-2 e 2-1 respectivamente e vencendo a série por 4-2.

- Finais da divisão Patrick temporada 1989-90:
Após bater o Islanders no primeiro round novamente Rangers cruza com o Capitals pelo caminho, a pesar de vencer o primeiro jogo por 7-3 o Rangers permitiu um passeio do Capitals nos quatro jogos seguintes: 6-3, 7-1, 4-3 e 2-1. Com isso o Capitals venceu a série por 4-1 eliminando o Rangers e aumentando a angustia de 50 anos sem a SC até então.

- Semifinais da divisão Patrick temporada 1990-91:
No primeiro round dos playoffs de 1991 Rangers e Capitals voltaram a encontrar-se após a vitória por 4-1 dos Caps no ano anterior. O Rangers venceu o primeiro jogo por 2-1, o Capitals venceu o segundo por 3-0 e o Rangers fez 6-0 no terceiro jogo. Depois disso novamente o Capitals não deu chances ao Rangers e fez 3-2, 5-4 e 4-2 nos jogos seguintes levando a série por 4-2.


- Semifinais da conferência Leste temporada 1993-94:
 Os Rangers vinham de uma varrida sobre o Islanders nas quartas de final da conferência, o encontro contra o Capitals foi mais tranquilo do que se esperava na época: vencendo por 6-3 e 5-2 nos dois primeiros jogos o Rangers foi a Washington e venceu o terceiro por 3-0, o Capitals escaparam da varrida vencendo o jogo seguinte por 4-2, mas com um 4-3 o Rangers venceu a série por 4-1 avançando para as finais de conferência daquela temporada que viria o título da Stanley Cup após 54 longos anos.

- Quartas de final da conferência Leste temporada 2008-09:
O Rangers começou os playoffs vencendo dois jogos contra o Capitals em Washington, por 4-3 e 1-0 respectivamente. Após perder o terceiro jogo por 4-0 no MSG a vitória do quinto jogo por 2-1 deixou o Rangers a um jogo da vitória, mas o Capitals venceram os três jogos seguidos, 4-0, 5-3, 2-1 e eliminou o Rangers por 4-3.

- Quartas de final da conferência Leste temporada 2010-11:
Após uma temporada regular bastante irregular o Rangers encontrou o Capitals no primeiro round dos playoffs daquele ano. O Capitals confirmou a vantegem de gelo nos dois primeiros jogos vencendo o Rangers por 2-1 e 2-0 respectivamente. No terceiro jogo o Rangers conseguiu um 3-2, mas no quarto jogo tomou um 4-3 após estar vencendo o jogo por 3-0 e no jogo seguinte o Capitals finalizou a série vencendo por 3-1 o jogo e fazendo 4-1 na série.

- Semifinais da conferência Leste temporada 2011-12:
O Rangers terminou a temporada regular com o primeiro lugar no leste, sofreu para passar o Ottawa Senators na primeira rodada dos playoffs e voltou a enfrentar o Capitals. O Rangers começou vencendo a série por 3-1,  o Capitals venceu o segundo jogo por 3-2. O terceiro jogo foi um épico com direito a três overtimes e uma vitória sofrida por 2-1 dos Rangers, no jogo seguinte o Capitals empatou a série novamente vencendo por 3-2, o Rangers venceu o quinto jogo por 3-2, aquele com um o gol de empate do Richards com 6 segundos restando para o término do jogo e Staal fazendo o gol da vitória com poucos segundos de overtime. O Capitals foi o vencedor da partida número seis por 2-1 e o Rangers levou o jogo decisivo por 2-1 fechando a série em 4-3.

A história comprova que o confronto costuma ser duro e equilibrado e pelo que os dois times mostraram esse ano o oitavo choque dos dois times na história promete ser equilibrado. O Rangers vem levemente mais firme, mas o Capitals tem o já conhecido Ovechkin como fator de desequilibrio.
O Rangers pode passar pelo Capitals, pode ser em 4 ou 7 jogos, assim como perder da mesma forma, mas eu acho que se o hockey firme dos Rangers no ultimo mês aparecer junto com o psicológico bem preparado o Rangers vence esse confronto. Se demonstrar raça, vontade, cabeça fria e persistencia o Capitals pode ser superado e empataremos a série no histórico em 4-4.
Aliás o Capitals deverá vir a ser um dos maiores rivais dos Rangers, já que a partir da próxima temporada a NHL se realinhará e a conferência leste receberá Red Wings e Blue Jackets enquanto o Jets vai para o Oeste. A divisão do atlântico será a base para uma das novas divisões, além de Rangers, Islanders, Devils, Penguins e Flyers a nova divisão receberá o Blue Jackets, Huricannes e o Capitals, que é nosso rival recorrente nos ultimos três playoffs.
O que acontecerá nessa temporada? O que virá nos anos seguintes? São perguntas que ficarão para essa rivalidade que Rangers e Capitals tem e só tende a crescer nos próximos anos.

Ps: quando as datas sairem, provavelmente amanhã, postarei-as sem falta.

Let's go Rangers

Um comentário:

 

New York Rangers Brasil.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme